Volksmaniacos

Volksmaniacos
volksmaniacos

Qual é o melhor Volks Wagen?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Apolo



Apollo



O Volkswagen Apollo foi um automóvel fabricado no Brasil, pela Volkswagen, na década de 1990, quando a empresa, junto com a Ford, se uniram numa joint-venture chamada Autolatina. Dessa fusão saiu o Ford Verona e o Volkswagen Apollo. Uma união inédita até então e que é copiada até hoje por outras fabricantes de carros.
O carro era uma nova versão do Ford Verona, carro de duas portas do tipo sedã, baseado no europeu Ford Escort porém mais esportivo. O Apollo foi um carro de luxo até na sua versão mais simples, o que foi determinante para sair de linha, já que a idéia era criar um carro popular e acessível. Sua produção foi iniciada em 1990 e encerrada em 1992, momento no qual a Volkswagen lançou o Volkswagen Logus.
Existiram três versões do VW Apollo: GL, GLS e a especial VIP, com características intermediárias entre ambas. Mecanicamente existia uma diferença clara entre Verona e Apollo no motor (regulado para maior potência), câmbio (o mesmo do XR3, mais curto) e suspensão (idem XR3). Com essa diferença sentia-se de forma mais acentuada o torque do motor VW AP. Apesar de potente, o motor para encaixar-se precisou ter seu cárter reduzido, diminuindo a quantidade de oleo no motor. Dessa redução nascia a maior "doença" do Apollo: motor batendo bielas e válvulas. Dizem que 100% dos Apollo tem esse problema. A grafia do nome Apollo, com dois "l", teria sido uma homenagem do fabricante ao então Presidente da República, Fernando Collor de Melo.
Como principais diferenças em relação ao Ford Verona podemos citar: design (cor dos pára-choques, retrovisores, lanternas e spoiler traseiro), acabamento interno (estofamento e painel) e relação de marchas (câmbio) mais curta que a do seu irmão Ford, fazendo-o mais rápido em retomadas. copiado de: www.wwikipedia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário