Volksmaniacos

Volksmaniacos
volksmaniacos

Qual é o melhor Volks Wagen?

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Gol GTI



Gol GTI

A família Gol sempre foi pródiga. A partir do hatch surgiram o sedã Voyage, a perua Parati e a picape Saveiro. Mas o Gol que fazia bater forte os corações nos anos 1980 era o GT, versão esportiva lançada em 1984, com motor 1.8 de 99 cv, refrigerado a água, do então recém-lançado Santana. Quando ganhou pára-choques envolventes e lanternas maiores, em 1987, ano em que o Gol assumiu a liderança de mercado que mantém até hoje, o esportivo passou a se chamar GTS. Mas foi no Salão do Automóvel de 1988 que o Gol alcançaria a maturidade esportiva. Mesmo sem tirar o GTS de linha, o Gol GTi, primeiro nacional equipado com injeção eletrônica – a Bosch LE-Jetronic –, roubou a cena.
Dois processadores controlavam a distribuição do combustível nos cilindros, conforme as condições do ambiente e o modo de dirigir do motorista, e o momento certo para a vela produzir a centelha. Dos 99 cv e 14,9 mkgf do GTS, o Gol passou a produzir 120 cv e 18,35 mkgf com o motor AP-2000 do GTi, o mesmo do Santana, mas já sem carburador. Em seu primeiro teste do novo Gol esportivo em QUATRO RODAS, em janeiro de 1989, Luiz Bartolomais Junior ressaltava as vantagens da injeção e do controle digital da ignição. “Gira-se a chave e o motor pega na hora, sem ratear – claro que o carro também é a gasolina, mas esse efeito se deve, sobretudo, à dosagem certa do combustível injetado. Nem sequer tem afogador.”


FICHA TÉCNICA
Motor: longitudinal, 4 cilindros em linha, 1 984 cm3, injeção eletrônicaDiâmetro x curso: 82,5 x 92,8 mmTaxa de compressão: 10:1Potência: 120 cv a 5 600 rpm Torque: 18,35 mkgf a 3 200 rpmCâmbio: manual de 5 marchas, tração dianteiraDimensões: comprimento, 385 cm; largura, 160 cm; altura, 135 cm; entreeixos, 236 cm; peso: 997 kgSuspensão dianteira: independente, McPherson.Suspensão traseira: semiindependente, com barra de torção, molas helicoidais e amortecedoresFreios: disco ventilado na frente e tambor atrás. copiado de: www.quatrorodas.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário